PLVF_v3_original

Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018 – Regulamento

Até ao dia 31 de dezembro de 2017, devem ser apresentadas as obras para o Concurso do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018. A edição de 2018 irá distinguir um original versando na categoria de Ensaio Literário.

Essencial_sobre_VF

Novos livros sobre a vida e obra de Vergílio Ferreira

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda acaba de publicar o n.º 131 da coleção O Essencial sobre, dedicado a Vergílio Ferreira. Com algum atraso – atendendo à importância e à dimensão da bibliografia, na literatura e no pensamento de língua portuguesa, do autor de Alegria Breve –, o volume agora editado traz a assinatura de Helder Godinho, um dos mais marcantes ensaístas dos estudos vergilianos e autor de, entre outros títulos, O Universo Imaginário de Vergílio Ferreira (1985), ensaio pioneiro sobre o romancista e a primeira tese de doutoramento consagrada, em Portugal, a um autor vivo.

Capa_CAmoes_dia_portugal

Camões, Liberdade e Inquietação – Vergílio Ferreira e o 10 de junho de 1977, na Guarda

Realizaram-se, pela primeira vez após a Revolução de Abril, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de junho de 1977, na cidade da Guarda, como nos lembra Alípio de Melo[1] que integrou a “Comissão local organizadora do evento”. Para a Sessão Solene foram convidados Vergílio Ferreira, por proposta do mesmo Alípio de Melo, e Jorge de Sena. No texto introdutório a Jorge de Sena – Vergílio Ferreira: Correspondência, Mécia de Sena assinala que foi nesta ocasião que conheceu pessoalmente o autor de Aparição e a última em que se encontraram os dois escritores.