Lauro António vem à Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira de Gouveia, no próximo dia 10 de setembro de 2016, para nos falar sobre o filme que realizou, “Manhã Submersa”, um dos filmes mais marcantes do moderno cinema português.

Para o efeito, será apresentada a média-metragem, “Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa”, igualmente realizada por Lauro António, e que serviu de introdução ao filme aí referido, aquando da sua passagem na RTP, em novembro de 1979.

Após a passagem desta média-metragem haverá um debate com o realizador sobre a importância do cinema na obra literária de Vergílio Ferreira e da adaptação do romance Manhã Submersa no contexto do cinema português. Lauro António terá ainda oportunidade para testemunhar a amizade que o uniu ao autor de Para Sempre ao longo de décadas, numa conversa com os presentes.

No final será exibido o documentário de Jorge Monteiro sobre a cerimónia, realizada a 10 de setembro de 1995, da inauguração da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira de Gouveia, que contou com a presença de Vergílio Ferreira.

O Programa de 10 de setembro de 2016 é o seguinte:

  • 10h30 – Apresentação da média-metragem “Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa”;
  • 11h20 – “Vergílio Ferreira e o Cinema” com a presença do realizador Lauro António: importância do cinema na obra literária de Vergílio Ferreira e da adaptação do romance Manhã Submersa no contexto do cinema português.
  • 12h00 – Exibição do documentário da cerimónia realizada a 10 de setembro de 1995, que contou com a presença do escritor, realizado por Jorge Monteiro.

Integrada nas Comemorações do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira (1916-2016), esta iniciativa do Município de Gouveia pretende celebrar a componente interartística da obra do autor de Até ao Fim, agora dedicada à importância que o cinema adquire na mesma.